quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ácido Lático

É um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta fórmula molecular C3H6O3 e estrutural.Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é o sal deste ácido.Pela nomenclatura IUPAC é conhecido como ácido 2-hidroxi-propanóico ou ácido α-hidroxi-propanóico.

O ácido lático, um dos primeiros ácidos conhecidos, foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, no leite coalhado.É produzido nos músculos a partir do ácido pirúvico, durante exercícios vigorosos, produzindo dores musculares ou cãibras.

Respiramos mais depressa durante um exercício muscular, porque consumimos mais oxigênio. Nossos músculos, porém, são dotados de um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo na ausência do oxigênio: a respiração anaeróbia, onde a glicose se decompõe na ausência do gás oxigênio, reproduzindo ácido lático. Quanto maior a atividade muscular, mais ácido lático se acumula no músculo, tornando-o fatigado e incapaz de contrair-se, produzindo cansaço e até cãibras.

Remoção do Ácido Lático
->Excreção na Urina e no Suor.
->Conversão em Glicose e/ou Glicogênio: Já que o ácido lático é um produto da desintegração dos carboidratos (glicose e glicogênio), pode ser transformado de novo em qualquer um desses compostos no fígado (glicogênio e glicose hepáticos) e nos músculos (glicogênio muscular), na presença de energia ATP necessária. Contudo, e como já dissemos, a ressíntese do glicogênio nos músculos e no fígado é extremamente lenta, quando comparada com a remoção do ácido lático. Além disso, a magnitude das alterações nos níveis sanguíneos de glicose durante a recuperação também é mínima. Portanto, a conversão do ácido lático em glicose e glicogênio é responsável apenas por uma pequena fração do ácido lático total removido.
->Conversão em Proteína: Os carboidratos, incluindo o ácido lático, podem ser convertidos quimicamente em proteína dentro do corpo. Entretanto, também foi demonstrado nos estudos que apenas uma quantidade relativamente pequena de ácido lático é transformada em proteína durante o período imediato de recuperação após um exercício.
->Oxidação/Conversão em CO2 e H2O: O ácido lático pode ser usado como combustível metabólico para o sistema do oxigênio, predominantemente pelo músculo esquelético, porém o músculo cardíaco, o cérebro, o fígado e o rim também são capazes dessa função. Na presença de oxigênio, o ácido lático é transformado, primeiro, em ácido pirúvico e, a seguir, em CO2 e H2O no ciclo de Krebs e no sistema de transporte de elétrons, respectivamente. É evidente que o ATP é ressintetizado em reações acopladas no sistema de transporte de elétrons.

Obtenção do Ácido Lático
Fermentação láctea:
A partir do açúcar do leite (lactose) com o Bacillus lactis ácidi.
A partir do amido, açúcar da uva (glicose) ou açúcar da cana (sacarose) utilizando o Bacillus Delbrücki.
A obtenção de ácido lático com enzimas ou microorganismos vivos podem produzir os isômerosdestrógiro ou levógiro, dependendo da enzima envolvida no processo.
Reação química em laboratório:
Reagindo o etanol com uma mistura de cianeto de sódio e ácido sulfúrico:
CH3 - COH + HCN ( NaCN + H2SO4 ) → CH3 - CH ( OH ) - COOH
A obtenção que não envolve enzimas produz, geralmente, o ácido lático racêmico.

Aplicações e usos
->Alimentação de crianças.
->Como purgante, na forma de lactato de cálcio ou lactato de magnésio.
->Removedor de sais de cálcio.
->Como mordente.
->Curtimento de peles.
->Matéria-prima em sínteses orgânicas.
->Como monômero do poliácido láctico.
->Na indústria têxtil é usado como mordente para estampar a lã. Emprega-se, ainda, no preparo de couros e pele.
->Na alimentação, é usado como acidulante em produtos de confeitaria, na fabricação de extratos, essências, sucos de frutas, refrigerantes e outros. É empregado, ainda, na conservação de carnes, de vegetais e de pescado.
->Muito importante são os polímeros obtidos a partir do ácido lático. São biodegradáveis e termoplásticos. Ainda, são transparentes e sua degradação pode ser ajustada pela composição e peso molecular. Apresentam propriedades parecidas como os derivados de petróleo.
->Na fabricação de plástico, utiliza-se o ácido lático transparente, de qualidade superior.

Como eliminar o ácido lático causado por exercícios físicos?

O melhor remédio para combater o excesso de ácido lático que provoca dores musculares é mais exercício, só que em doses menores, segundo o médico especialista em esportes Luiz Eduardo Martins Castro, da Escola Paulista de Medicina. Esse procedimento ajuda a desintoxicar a musculatura porque uma parte do ácido lático, que também pode servir como fonte de energia, passa a ser queimada. Outro procedimento é massagear o local dolorido, aumentando a irrigação sanguínea da região e facilitando a eliminação do ácido. "Mas não se sabe realmente se o ácido lático é o único responsável pelas dores que surgem após os exercícios. Elas podem também ser causadas por micro lesões no músculo", lembra.

Brasileiros reprovam presença de para-atleta nos Jogos

Um dos assuntos mais comentados no GP Rio de Atletismo foi a polêmica decisão tomada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que deu ganho de causa ao atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius para este participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, e não das Paraolimpíadas. Em janeiro, a Federação Internacional de Atletismo havia proibido Pistorius - que usa próteses no lugar das pernas - de lutar por uma vaga na competição. Para a maioria dos atletas brasileiros, Pistorius levará vantagens caso não compita com paraatletas. Eles acham que o corredor tirará proveito do fato de não sentir cansaço na pernas por usar próteses de fibra, além de elas garantirem um impulso extra. "Acho que ele está desmerecendo a Paraolimpíada", avaliou Sandro Viana. "Cada um tem que se enquadrar na sua categoria. Será uma situação atípica se ele competir na Olimpíada. Não tem como negar que ele leva vantagem por não sentir dor nas pernas, sem contar que a haste que ele usa já lhe dá alguma vantagem. Se eu não posso competir na Paraolimpíada, por que ele pode competir aqui?", completou. Rosângela Santos endossou: "essa situação é complicada. Ele tem uma certa ajuda, pois não sente a perna nem o ácido lático", afirmou.

Segredo de Phelps é envergadura, respiração e autoconfiança

Em primeiro lugar, um aspecto físico: a envergadura isso é essencial para o bom desempenho do americano na piscina. Entra o segundo fator: a capacidade aeróbica. Phelps aproveita cada molécula de oxigênio que entra em seus pulmões. Isso é visível na água, quando ele dispara à frente de seus competidores. E é o que controla o chamado “sistema de ácido lático”. Quanto mais aproveitamento você tirar de sua respiração, menos ácido lático é produzido. Quanto menos ácido lático, menos dor muscular. Em resumo, menos cansaço. Phelps quase não produz ácido lático. “A capacidade aeróbica dele realmente faz diferença. “Eu e você cansaríamos depois de cinco metros, ele vai começar a cansar 72 metros depois” - diz Manso. Como Phelps obteve isso? Treinando muito. E é aí que entra o terceiro pilar da base que sustenta o fenômeno das piscinas: o psicológico. “Ele tem a concentração e a autoconfiança para agüentar uma rotina de competições que ninguém nunca viu antes em uma Olimpíada. Isso é importante, é essencial” - afirma o treinador. O resultado? Todos o dia em que entra em uma piscina, Phelps também sobe no pódio.

Postado por:
Thayssa Vasconcellos Guide
Thaíssa da Cunha Fugolin
João Francisco torres Piski
Bruno Farias da Silva
Leonardo Henrique Teixeira Bono

6 comentários:

  1. É muito interessante a descoberta do Ácido Lático quando provoca as dores musculares pois, pode-se fazer pesquisas de como evitar o excesso desse ácido no músculo, mas de forma agradável não como dopping, como o assunto nessas provas é o dopping, pode-se promover grupos de pesquisa para descobrir como removê-lo já que algumas citações no artigo já diz como ele é retirado.
    Aluno Igor Peixoto Biral

    ResponderExcluir
  2. é interessante como o ácido lático atua no corpo humano, causando dores e câimbra...

    Mas é possível contornar essa situação com exercícios físicos leves mas frequentes..

    Que bom néh...

    =)


    Snae Alves GUimarães

    ResponderExcluir
  3. Tudo se resolve com a prática de poucas quantidades de exercíos por dia, e isso que o artigo diz sobre o Phelps,que usa a respiração e essa outra técnica para controlar o ácido lático.. outra questão é que como um ácido faz tanta coisa, através da produção do mesmo se gera a dor e câimbras.. muito interessante.

    Autor: Thais Caroliny

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante.
    Passarei a massagear as regiões doloridas do meu corpo quando fizer exercícios, na espera de uma redução do ácido lático, gostei muito e espero que as massagens realmente surtam algum efeito positivo na prática.
    obs: apesar de não se ter certeza de ser o ácido lático o causador das dores musculares.

    ResponderExcluir
  5. Como expliquei no seminário e disse em outros comentários em outros artigos, é uma questão que abrange várias matérias, Hoje o grande desafio dos atletas é eliminar ou/e controlar o ácido lático, aí que entra a Química, para que possa estar estudando o ciclo do ácido lático e prevenindo-o e controlando-o.


    Autor: João Francisco Torres Piski

    ResponderExcluir
  6. Estou fazendo trabalho de biologia e não conseguia encontrar algumas informações necessárias para finaliza-lo, agradeço muito a ajuda.

    ResponderExcluir