terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Adição de ossos bovinos cria cerâmicas de primeira linha

A utilização de ossos de boi como parte de matérias-primas de peças cerâmicas confere uma qualidade superior aos produtos acabados.

Essa técnica de fabricação é dominada atualmente somente pela Inglaterra, mas o Brasil acaba de dar um importante passo para ingressar nesse mercado.

Douglas Gouvêa, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, vem, desde 2004, decifrando esse processo produtivo.

Diferentemente da técnica inglesa, que utiliza cerca de 50% de osso bovino calcinado na composição da peça, na versão brasileira o teor desse material ficou em torno de 2%.

"Utilizamos o osso como um ativador do fundente, no caso, o feldspato", disse Gouvêa, esclarecendo que o osso proporciona uma queima mais rápida e ainda auxilia a formação de nanocristais, fazendo a peça ficar mais translúcida e, desse modo, mais valorizada comercialmente.

A pesquisa também obteve vantagens econômicas para a indústria de porcelana, com a diminuição na temperatura de sinterização (fusão das matérias-primas em pó) de 50º C a 70º C.

"Se imaginarmos um forno com seis toneladas de material, dez graus a menos representam uma economia considerável de tempo e de energia empregada", explicou.

A qualidade da cerâmica com adição de ossos também é superior à das similares tradicionais. Além da aparência mais translúcida, a bone china, como é chamada a cerâmica com ossos, é menos porosa e apresenta resistência maior à flexão e ao impacto.

A equipe de Gouvêa já fez ensaios de impacto registrando um considerável aumento na resistência mecânica. O grupo agora pretende efetuar testes de flexão e de alvura nas peças com adição de osso.

O osso bovino é uma matéria-prima abundante no Brasil, que conta com um rebanho de cerca de 200 milhões de cabeças de gado.

O pesquisador explica que o material, subproduto da indústria de corte, passou a receber destinações menos nobres após a proibição internacional de utilizá-lo como aditivo de ração animal desde o advento da doença da vaca louca.

Por conta disso, o osso bovino tem servido basicamente para fabricar fertilizantes vegetais. Segundo o pesquisador, a utilização pela indústria cerâmica empregaria essa matéria-prima em produtos de maior valor agregado.

Diferentemente dos ossos de outros animais, o bovino confere um alto grau de alvura à cerâmica. Isso se deve ao fato de seu material agregado, como sangue e gordura, se desprender mais facilmente ao ser aquecido em autoclaves.

Resquícios desses materiais deixam na peça elementos indesejáveis como o ferro, por exemplo. "Ao oxidar, esse mineral deixa a cerâmica com aspecto acinzentado. Aliado ao processo de calcinação, o osso bovino torna-se quase isento de materiais orgânicos", explicou Gouvêa.

A próxima etapa da pesquisa é desenvolver o processo de esmaltação, que será aplicado no revestimento das peças. "Como a bone china dilata mais do que a cerâmica comum, temos que encontrar um esmalte que se adapte a esse processo", disse.


Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=adicao-ossos-bovinos-eleva-qualidade-ceramicas&id=010160091215

Aluno: Timóteo de Rezende Potin

6 comentários:

  1. Interessante!
    Bom, parece ser além de uma solução para a resistência da cerâmica na construção civil é também uma forma de reaproveitar os ossos bovinos (abundantes no Brasil) que antes eram jogados fora.



    Amanda Areia

    ResponderExcluir
  2. Não que a cerâmica possua uma baixa resistência, mas como se trata de um material que exige muito dessa propriedade, aumentar a resistência e diminuir o tempo da produção é sempre bom!
    Ótima solução que ainda reaproveita os ossos bovinos que não eram utilizados.

    Nahiara Schraiber da Silva

    ResponderExcluir
  3. Ótima tecnologia pois, são muitas as vantagens pois é um material abundante, de qualidade superior, gasta menos energia, com isso também diminui a poluição, boa qualidade, menos porosa que auxilia na resistência da flexão e dos impactos, e na oxidação fica isento de materiais orgânicos, ou seja, nada impede de investir nessa tecnologia, que iria ajudar muito.

    Autor: Thais Caroliny

    ResponderExcluir
  4. Essa descoberta foi interessante pois com essa técnica será possível degradar menos o meio ambiente pois o osso terá um destino que será reaproveitado e foi interessante pois o Brasil está entre um dos maiores rebanhos de bois. O osso também ajudará na propriedade física-química da cerâmica aumentando a sua resistência e diminuindo a sua porosidade.
    O Brasil tem que investir muito nessas pesquisas pois ele está em desenvolvimento ajudando assim, ainda mais esse progresso.
    Aluno Igor Peixoto Biral

    ResponderExcluir
  5. Quem diria que ossos bovinos que antes jogados fora podem ajudar na área da construção civil; uma cerâmica feita a partir desses ossos poderia ajudar muito na sua utilização em construções que precisem de bastante resistência e que dure muito tempo, como podemos observar: "É menos porosa e apresenta resistência maior à flexão e ao impacto."

    Ana Flávia Pereira Zucoloto

    ResponderExcluir
  6. Mais uma descoberta que vai ajudar muito na construção civil, vou procurar saber mais, pois como diz no artigo, ainda vão estudar o processo de esmaltação. Bom artigo Timóteo, parabéns.

    Autor: João Francisco Torres Piski

    ResponderExcluir