Dois químicos da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriram uma nova forma incrivelmente simples de fazer com que moléculas orgânicas reajam entre si e dêem origem a novos compostos químicos que não podiam ser fabricados até agora.
Simplicidade e utilidade
O novo método de utilização de catalisadores está sendo avaliado pela comunidade científica como revolucionário, não apenas pelos resultados a que ele poderá levar, mas também pela sua simplicidade. Uma simplicidade que se encaixa perfeitamente na clássica imagem de uma lâmpada se acendendo quando o cientista encontra a solução para um problema.
Especialistas que avaliaram o trabalho afirmam que ele deverá levar à descoberta de novos tipos de medicamentos e de compostos químicos para uso na agricultura, além de simplificar reações químicas já utilizadas pela indústria.
Reações químicas ativadas por uma lâmpada
A ciência por trás do novo método é extremamente complexa, mas a técnica é tão simples quanto iluminar os compostos químicos que deverão reagir entre si com uma lâmpada incandescente, destas encontradas em quase todas as residências.
"Esta é a primeira vez que químicos perceberam o potencial da utilização de simples lâmpadas incandescentes - ou luz fraca - para induzir cataliticamente reações químicas orgânicas ... e de forma tão simples quanto parece ser," diz o Dr. David MacMillan, um dos descobridores do novo método.
Catalisadores orgânicos e inorgânicos
O método junta dois tipos diferentes de química - a catálise orgânica e a catálise inorgânica por fotorredução - combinando dois tipos diferentes de catalisadores e dois tipos de compostos químicos.
"Há dois ciclos catalíticos interconectados onde tudo está acontecendo exatamente no momento adequado," diz MacMillan. "É como uma orquestra com um maestro perfeito."
Fóton fatal
A reação envolve os compostos químicos alfa-bromocetônico e aldeído e dois catalisadores.
Um fóton emitido pela lâmpada ativa o catalisador inorgânico, que passa um elétron para uma molécula do alfa-bromocetônico. Essa molécula se fragmenta e produz uma molécula orgânica instável, muito ativa quimicamente. No momento exato, o catalisador orgânico interage com o aldeído, formando uma enamina, também uma molécula instável. As duas moléculas instáveis se atraem e se combinam.
A ligação química resultante representa uma nova reação química que o campo de pesquisas da catálise assimétrica vem perseguindo há anos. A utilização da lâmpada incandescente abre as portas para muitas outras reações químicas que até agora eram tidas como impossíveis.
Aluno: Igor Peixoto Biral
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO artigo é muito interresante pelo fato, de nos mostrar que as vezes as soluções estão mais próximas do que pensamos, quem poderia imaginar que uma lâmpada algo tão pequeno e viável, poderia fazer moléculas orgânicas reagirem entre si e dar origem a novos compostos químicos que poderão ser talvez a cura de várias enfermidades existente.
ResponderExcluirAlgo Surpreendente!!
Yago Dussoni Passinato
Algo tão comum no dia-a-dia pode revolucionar a química! Como sabemos a química nos proporciona isso, a cada dia uma nova descoberta. Esse artigo é interessante pois, isso poderia acontecer com qualquer um de nós, desde que o mesmo tenha conhecimento pelo menos do que é fóton, que é uma coisa que acontece até nas nossas roupas! e tudo muito simples.
ResponderExcluirAutor: Thais Caroliny
Algo tão simples como uma lâmpada pode ajudar como catalisador em reações químicas.. inovador não?? e ainda possibilitando novas reações..
ResponderExcluirPois é, e a química só evolui...
Descobrindo novos recursos, que ao mesmo tempo são simples e inovadores chegaremos cada vez mais ao avanço..
Sane Alves Guimarães
=)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom essas descobertas podemos perceber e temos que analisar melhor cada objeto do nosso dia-dia que pode ter coisas surpreendentes, em tudo há química e como a Sane disse a química só evolui, não é atoa que o ditado diz: Nos menores frascos estão as melhores fragrâncias.
ResponderExcluirAutor: João Francisco Torres Piski
Eis que surge uma LUZ no fim do tunel!!!
ResponderExcluirA Luz que lhes mostrará novas reações quimicas, para poder até quem sabe, salvar a vida de um de nós amanhã!
Timóteo de Rezende Potin"
É....como nós poderíamos viver sem a química?
ResponderExcluirA evolução dela faz com que nosso mundo mesmo com muitos problemas, se torne um pouco benéfico. Com estas reações pode-se produzir novos medicamentos e compostos químicos como é dito no artigo.
Ainda bem, sabemos que com isso podemos contar...
Autor: Ricardo Antônio Morgan Ferreira