terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Reações químicas tidas como impossíveis são obtidas com uma lâmpada

Reações químicas tidas como impossíveis são obtidas com uma lâmpada

Dois químicos da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriram uma nova forma incrivelmente simples de fazer com que moléculas orgânicas reajam entre si e dêem origem a novos compostos químicos que não podiam ser fabricados até agora.

Simplicidade e utilidade

O novo método de utilização de catalisadores está sendo avaliado pela comunidade científica como revolucionário, não apenas pelos resultados a que ele poderá levar, mas também pela sua simplicidade. Uma simplicidade que se encaixa perfeitamente na clássica imagem de uma lâmpada se acendendo quando o cientista encontra a solução para um problema.

Especialistas que avaliaram o trabalho afirmam que ele deverá levar à descoberta de novos tipos de medicamentos e de compostos químicos para uso na agricultura, além de simplificar reações químicas já utilizadas pela indústria.

Reações químicas ativadas por uma lâmpada

A ciência por trás do novo método é extremamente complexa, mas a técnica é tão simples quanto iluminar os compostos químicos que deverão reagir entre si com uma lâmpada incandescente, destas encontradas em quase todas as residências.

"Esta é a primeira vez que químicos perceberam o potencial da utilização de simples lâmpadas incandescentes - ou luz fraca - para induzir cataliticamente reações químicas orgânicas ... e de forma tão simples quanto parece ser," diz o Dr. David MacMillan, um dos descobridores do novo método.

Catalisadores orgânicos e inorgânicos

O método junta dois tipos diferentes de química - a catálise orgânica e a catálise inorgânica por fotorredução - combinando dois tipos diferentes de catalisadores e dois tipos de compostos químicos.

"Há dois ciclos catalíticos interconectados onde tudo está acontecendo exatamente no momento adequado," diz MacMillan. "É como uma orquestra com um maestro perfeito."

Fóton fatal

A reação envolve os compostos químicos alfa-bromocetônico e aldeído e dois catalisadores.

Um fóton emitido pela lâmpada ativa o catalisador inorgânico, que passa um elétron para uma molécula do alfa-bromocetônico. Essa molécula se fragmenta e produz uma molécula orgânica instável, muito ativa quimicamente. No momento exato, o catalisador orgânico interage com o aldeído, formando uma enamina, também uma molécula instável. As duas moléculas instáveis se atraem e se combinam.

A ligação química resultante representa uma nova reação química que o campo de pesquisas da catálise assimétrica vem perseguindo há anos. A utilização da lâmpada incandescente abre as portas para muitas outras reações químicas que até agora eram tidas como impossíveis.

Aluno: Igor Peixoto Biral

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reacoes-quimicas-tidas-como-impossiveis-sao-obtidas-com-uma-lampada&id=010160080915

8 comentários:

  1. O artigo é muito interresante pelo fato, de nos mostrar que as vezes as soluções estão mais próximas do que pensamos, quem poderia imaginar que uma lâmpada algo tão pequeno e viável, poderia fazer moléculas orgânicas reagirem entre si e dar origem a novos compostos químicos que poderão ser talvez a cura de várias enfermidades existente.
    Algo Surpreendente!!

    Yago Dussoni Passinato

    ResponderExcluir
  2. Algo tão comum no dia-a-dia pode revolucionar a química! Como sabemos a química nos proporciona isso, a cada dia uma nova descoberta. Esse artigo é interessante pois, isso poderia acontecer com qualquer um de nós, desde que o mesmo tenha conhecimento pelo menos do que é fóton, que é uma coisa que acontece até nas nossas roupas! e tudo muito simples.

    Autor: Thais Caroliny

    ResponderExcluir
  3. Algo tão simples como uma lâmpada pode ajudar como catalisador em reações químicas.. inovador não?? e ainda possibilitando novas reações..

    Pois é, e a química só evolui...
    Descobrindo novos recursos, que ao mesmo tempo são simples e inovadores chegaremos cada vez mais ao avanço..


    Sane Alves Guimarães
    =)

    ResponderExcluir
  4. Com essas descobertas podemos perceber e temos que analisar melhor cada objeto do nosso dia-dia que pode ter coisas surpreendentes, em tudo há química e como a Sane disse a química só evolui, não é atoa que o ditado diz: Nos menores frascos estão as melhores fragrâncias.


    Autor: João Francisco Torres Piski

    ResponderExcluir
  5. Eis que surge uma LUZ no fim do tunel!!!
    A Luz que lhes mostrará novas reações quimicas, para poder até quem sabe, salvar a vida de um de nós amanhã!

    Timóteo de Rezende Potin"

    ResponderExcluir
  6. É....como nós poderíamos viver sem a química?
    A evolução dela faz com que nosso mundo mesmo com muitos problemas, se torne um pouco benéfico. Com estas reações pode-se produzir novos medicamentos e compostos químicos como é dito no artigo.
    Ainda bem, sabemos que com isso podemos contar...

    Autor: Ricardo Antônio Morgan Ferreira

    ResponderExcluir