![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitLJfudz_1AXxbs9-hGyhT0bMO3AxoTDmqB3fQrVOM06Ud1h5vJvfOcXRkO0SavgyXAASvoF5qUXBxLJ6AJUd8BU7ODP3PZ9vMJP_7l79DQ8cVVFM7gt-To3zi9j9Wy_JbgCYn0mA8Okj2/s320/010160080613-superpapel-1.jpg)
Tão flexível quanto o papel, tão leve quanto o papel. Mas tão difícil de rasgar quanto uma folha de ferro fundido. Assim é o nanopapel de celulose, criado por uma equipe de pesquisadores do Japão e da Suécia.
Nanopartículas de celulose
Construído de partículas submicroscópicas de celulose, o superpapel poderá ter grande utilidade como elemento estrutural na construção civil. Não existe nenhum material hoje que seja comparável a ele em termos de flexibilidade, leveza e resistência.
O pesquisador Lars A. Berglund, que faz parte da equipe que desenvolveu o nanopapel, afirma que o novo material também poderá entrar como elemento para a fabricação de compósitos para utilização em virtualmente qualquer aplicação.
Compósitos de celulose
Embora os compósitos à base de celulose, que já existem, sejam geralmente muito resistentes à tração, eles não são flexíveis, quebrando-se facilmente quando se tenta dobrá-los.
Para fabricar o nanopapel, os cientistas deixaram a celulose de madeira em solução em um banho químico, cuja composição determina a resistência do nanopapel, que poderá ser ajustada de acordo com a aplicação.
Os testes mostraram que o nanopapel atinge uma resistência à tração de 214 MPa, bem acima dos 130 MPa do ferro fundido. O papel de alta resistência mais forte conhecido até hoje havia atingido 103 MPa.
Bibliografia:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias
Postado por : João Francisco Torres Piski
"Ressaltando sempre a necessidade da química na construção cívil.":
Uma grande descoberta para a construção cívil, principalmente na parte das estruturas, pois os materiais que são usados tem que ter três requisitos básicos, flexibilidade, leveza e resistência, e o superpapel tem esses requisitos
ResponderExcluirbem desenvolvidos, ou seja vai facilitar a vida de muitos engenheiros e técnicos por aí.
Autor: João Francisco Torres Piski
Iria facilitar mesmo pois sempre estamos abertos à novas tecnologias que busquem um bom desempenho e resitência e esse superpapel seria uma ótima utilização que ajudade e facilitaria muito.
ResponderExcluirAutor: Thais Caroliny