quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cientistas criam alumínio transparente que seria "novo estado da matéria"

Cientistas da Universidade de Oxford criaram uma forma transparente de alumínio bombardeando o metal com o mais poderoso raio laser do mundo. A descoberta do "alumínio transparente" -- que antes era conhecido apenas em filmes de ficção científica como Star Trek IV -- pode ter implicações para a ciência planetária e nuclear.

Reprodução

Laser "flash" usado no experimento
que do novo estado de matéria
Os cientistas de Oxford publicaram a descoberta na revista "Nature Physics". Segundo eles, o laser "derrubou" elétrons de cada átomo do alumínio sem intereferir na estrutura cristalina do metal. Isso fez com que o alumínio ficasse praticamente invisível em radiação ultravioleta extrema.

"O que criamos é um estado completamente novo da matéria, que ninguém jamais havia visto antes. O alumínio transparente é só o começo", disse o professor Justin Wark, segundo quem o estudo é relevante para "as condições internas de grande planetas". "Esperamos poder criar uma maior compreensão do que acontece quando implosões de laser criam 'estrelas em miniaturas', o que um dia pode permitir que a fusão nuclear seja armada aqui na Terra", acrescentou.

Referencia bibliografica:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/07/29/cientistas+criam+aluminio+transparente+que+seria+novo+estado+da+materia+7572997.html

POSTADO POR: Renan Lopes Alves

2 comentários:

  1. Foi um dos artigos mais interessantes que já li. Apesar de parecer meio bobo, esse pode ser o futuro das fissões nucleares
    Jean Carlos Lontra

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito interessante, pode ajudar também na construção civil e ser bem util em outras áreas, essa é a palavra descoberta bem ÚTIL.


    Autor: João Francisco Torres Piski

    ResponderExcluir