segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Como Funciona os Filmes Fotográficos - Retrógrados, mas interessantes!



Se você abrir um rolo de filme colorido de 35 mm, encontrará uma longa tira de plástico de várias camadas. O elemento essencial do filme é chamado de base e começa como um material plástico transparente (celulóide) com 2 a 4 milésimos de centímetro de espessura. A parte de trás do filme (em geral, brilhante) tem várias camadas, necessárias para o manuseio do filme durante as etapas de fabricação e processamento.


Mas é no outro lado do filme que estamos mais interessados, pois é onde a fotoquímica acontece. Aqui há vinte ou mais camadas individuais que, juntas, somam menos do que três milésimos de centímetro de espessura. A maior parte desta espessura é ocupada por um aglutinante especial que mantém os componentes da imagem juntos, chamado gelatina. Uma versão especialmente purificada da gelatina comestível é usada para fotografia - sim, a mesma coisa usada para fazer gelatina mantém o filme compacto, e já é assim há mais de 100 anos! A gelatina vem da pele e dos ossos dos animais. Portanto, há uma conexão importante entre uma vaca, um hambúrguer e um rolo de filme que você provavelmente nem imaginava.

Algumas camadas sobre o filme não produzem imagens. Elas estão lá para filtrar a luz ou controlar algumas reações químicas nas etapas de processamento. As camadas formadoras da imagem contêm grãos de tamanho menor que um mícron de cristais haleto de prata que agem como detectores de fótons. Esses cristais são a alma do filme fotográfico. Eles passam por uma reação fotoquímica quando expostos a várias formas de radiação eletromagnética, como a luz. Além da luz visível, os grãos de haleto de prata podem ser sensíveis à radiação infravermelha.

Os grãos de haleto de prata são industrializados combinando nitrato de prata e sais halóides (cloreto, brometo e iodeto) de maneiras complexas que resultam em uma série de tamanhos, formas e composições de cristais. Em seguida, esses grãos primitivos são quimicamente modificados na sua superfície para aumentar a sensibilidade à luz.

Os grãos não modificados são sensíveis apenas à porção azul do espectro e não são muito úteis em filme de câmera. Moléculas orgânicas conhecidas como sensibilizadores espectrais são adicionadas à superfície dos grãos para torná-los mais sensíveis à luz azul, verde e vermelha. Essas moléculas devem absorver (anexar) para a superfície do grão e transferir a energia de um fóton azul, verde ou vermelho para o cristal de haleto de prata como um fotoelétron. Outros materiais químicos são adicionados internamente ao grão durante o processo de formação ou na sua superfície. Esses materiais afetam a sensibilidade do grão à luz, também conhecida como sua velocidade fotográfica (classificação ISO ou ASA).

Eduardo Petarle de Souza

Fonte: HowStuffWorks - http://ciencia.hsw.uol.com.br/filme-fotografico3.htm

Um comentário:

  1. Os filmes fotográficos são interessantes olahndo por este ângulo.

    É chamativo, pois envolve a emissão da luz no campo do visível, formando as cores e as imagens.
    Eles se compõe de um material sensível à luz, ou seja, que tem sua estrutura físico-química afetada pela incidência de luz.
    Pesquisando um pouco eu vi que fala-se em imagem em negativo em virtude do fato de que as imagens escuras da cena fotografada emitirão pouca ou nenhuma luz e, portanto, não afetarão os cristais de brometo de prata do filme. Como processo de revelação consiste em tornar pretos os íons de prata afetados pela luz, as regiões escuras ou pretas da cena fotografada aparecerão transparentes no filme.


    Sane Alves Guimarães
    =)

    ResponderExcluir