quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Hidrogênio é gerado a partir do ácido fórmico, com uso direto em automóveis



Cientistas alemães desenvolveram um processo que retira hidrogênio diretamente do ácido fórmico, em uma reação que ocorre em temperatura ambiente. O hidrogênio liberado pode ser utilizado diretamente em células a combustível.

Hidrogênio sob demanda

O fornecimento de hidrogênio sob demanda apresenta-se como a melhor alternativa para a utilização dessa fonte de energia limpa em automóveis, já que sua pressurização em tanques é inviável

Para isto, será necessário desenvolver tecnologias que permitam o acoplamento de uma unidade produtora de hidrogênio - retirando-o de um material sólido ou líquido - à célula a combustível.

Entre os materiais mais pesquisados para esse casamento estão o metano e o metanol, além das fontes renováveis, como a biomassa e os produtos de sua fermentação, como o bioetanol. O problema é que a extração do hidrogênio a partir desses materiais somente funciona sob temperaturas acima dos 200 °C, o que acaba consumindo uma porção considerável da energia produzida.


Hidrogênio a partir do ácido fórmico

O novo processo retira o hidrogênio do ácido fórmico (HCO2H) na presença de uma amina (N,N-dimetilhexilamina) e utilizando um catalisador disponível comercialmente, à base de rutênio ([RuCl2(PPH3)2]).

Segundo os pesquisadores, um simples filtro de carvão ativado é suficiente para purificar o hidrogênio de forma a torná-lo diretamente utilizável pela célula a combustível.


Armazenamento líquido de hidrogênio

O uso do ácido fórmico como meio de "armazenamento" do hidrogênio permite a utilização de uma tecnologia de células a combustível já bastante desenvolvida (as chamadas células hidrogênio/oxigênio), além de combiná-la com o já tradicional uso de combustíveis líquidos para automóveis.

O ácido fórmico não é tóxico e pode ser armazenado facilmente. Como ele pode ser produzido cataliticamente a partir do CO2, em princípio o processo todo é neutro em termos de emissão de dióxido de carbono.


Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=acido-formico-produz-hidrogenio-para-uso-direto-em-automoveis)


Postado por: Ricardo Antônio Morgan Ferreira

3 comentários:

  1. Que bom que eles estão investindo no gás hidrogênio, pois agora ele está servindo para muitas aplicações como por exemplo, fonte de energia, em carros e outros equipamentos, por que assim pode produzi-lo em larga escala e ajudar a diminuir o índice de poluição no mundo.
    Aluno: Igor Peixoto Biral

    ResponderExcluir
  2. É verdade pois a grande questão é a poluição, mas na geração do hidrogênio se gasta muito energia, mas nvestir numa tecnologia que ajuda a diminuir os efeitos do aquecimento é ótimo, porém deveriam descobrir uma forma de não gastar muita energia na produção!

    Autor: Thais Caroliny

    ResponderExcluir
  3. O fornecimento de hidrogênio sob demanda seria a melhor alternativa para a utilização dessa fonte de energia limpa em automóveis, o que diminuiria os efeitos do aquecimento global, que cada vez mais vem afetando o nosso planeta.

    Ana Flávia Pereira Zucoloto

    ResponderExcluir